MENU

EP – Para – Joana Castanheira

Joana Castanheira é uma cantora incrível. Após participar do programa The Voice Brasil, apresentado pela Rede Globo, Joana produz as canções do seu primeiro EP. Conheci a Joana durante uma participação que fez no projeto de outro músico, no estúdio SilverTape de Balneário Camboriú/SC. Quando ela me convidou para assinar a Direção de Criação foi um processo muito interessante. Inicialmente por perceber como a Joana tem, ainda tão jovem, uma visão ampla sobre sua obra musical. Ela trouxe o conceito de que gostaria de fazer uma capa que parecesse um envelope. Passamos três dias juntos em meu estúdio e neste período, apresentei algo para complementar sua ideia. Ao ouvir as canções, entendi que cada música era escrita para uma pessoa especificamente, como cartaz de amor. Nenhuma destas pessoas sabiam claramente que foram escritas para elas, então imaginei cartaz que foram escritas mas nunca foram encaminhadas.

O conceito e o nome das canções

Consegui convencer a Joana a uma mudança ousada. Alterar o nome de todas as canções. Todas as músicas passaram a ter nomes como: “Para alguém…” – ‘Para mim’, por exemplo, tinha o título originalmente de ‘Ela se abriu’. ‘Foi silêncio’ se tornou ‘Para (Des)conhecido’.

Ali percebi o comprometimento da Joana com uma visão grandiosa da própria obra, sua capacidade de adaptação e o extremo respeito e confiança que ela estava depositando em meu trabalho. Assim definido, ao invés de um encarte comum, produzimos 8 cartas escritas à mão, com o tratamento de um papel bastante envelhecido, para trazer o conceito de que estavam perdidas no tempo.

A capa

O endereço que consta na capa do álbum, é um lugar em Florianópolis em que a Joana gosta de estar. Além disso, o encarte é interativo e permite que você preencha os dados de alguém como destinatário, como se o público estivesse mandando estas cartas de amor à alguém.

O rótulo

No rótulo do álbum, fizemos ele totalmente escrito a mão, como se fosse um cd gravado amadoramente em casa, como uma mixtape de mp3 que se fazia, no advento desta tecnologia, anos atrás. Além disso, o nome do álbum “Para” permite que ela escreva o nome de uma pessoa, simulando que cada disco foi personalizado a cada fã.

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *