MENU

Pesqueiro velho

Florianópolis é reachada de boas histórias uma tradição da ilha. E talvez o personagem responsável por difundir e eternizar cada uma delas, seja o pescador.

Na praia do Pantano do Sul, logo após as praias de Matadeiro e Armação, no sul da ilha, existe um bar muito tradicional. A história remonta o ano de 1958, quando Arante e a esposa Osmarina abriram uma pequena venda para pescadores. Vendiam verduras, frutas, ovos, peixes, bebidas, bolachas, fumo de corda e pratos de comida. Naquela época ainda se chamava ‘Bodega do Arante’. Nos idos da década de 60 ele foi transferido para seu local atual, na beira da praia. Nesta época muitas pessoas da cidade já andavam por lá. Entre pescadores ou aventureiros que ali aportavam e precisavam de comida.

Mas foi na década de 70 que esta história começou literalmente a ser escrita. Estudantes paulistas e gaúchos que passaram a frequentar a praia do Pântano do Sul para seus acampamentos durante o verão, deixavam bilhetes dizendo qual era sua localização, para os outros amigos que aos poucos chegavam. Bebendo uma cachacinha (que até hoje é de graça), observando o vai e vem dos barcos, as gaivotas, as ilhas e ouvindo o barulho das ondas, todo mundo virava poeta. O hábito virou mania, a mania virou história, a história virou livro. O escritor Paulo Alves publicou ‘Os bilhetes do mundo do Arante’. Dizem que mais de 70.000 bilhetes decoram as distintas paredes do Arante.

Esta foto fiz em 24 de março de 2014, ela fez parte das exposições que realizei no Canto do Trio em Florianópolis e no festival Facamolada no Teatro Carlos Gomes em Blumenau/SC.

Leave a Comment!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *