Händisch – O maior desafio
Após definir o estilo de criação que seria usado nos sabons da Händisch Naturkosmetik veio um desafio ainda maior. Criar mais de 30 produtos novos, desde o princípio, desde a concepção do produto em si. Estabelecer estrategicamente as linhas que a marca trabalharia, desenvolver as fórmulas, estudar os formatos de embalagens, criar as rotulagens e os conceitos por trás de cada produto.
Read More ›
EP – Para – Joana Castanheira
Joana Castanheira é uma cantora incrível. Após participar do programa The Voice Brasil, apresentado pela Rede Globo, Joana produz as canções do seu primeiro EP. Conheci a Joana durante uma participação que fez no projeto de outro músico, no estúdio SilverTape de Balneário Camboriú/SC. Quando ela me convidou para assinar a Direção de Criação foi um processo muito interessante. Inicialmente por perceber como a Joana tem, ainda tão jovem, uma visão ampla sobre sua obra musical. Ela trouxe o conceito de que gostaria de fazer uma capa que parecesse um envelope. Passamos três dias juntos em meu estúdio e neste período, apresentei algo para complementar sua ideia. Ao ouvir as canções, entendi que cada música era escrita para uma pessoa especificamente, como cartaz de amor. Nenhuma destas pessoas sabiam claramente que foram escritas para elas, então imaginei cartaz que foram escritas mas nunca foram encaminhadas. O conceito e o nome das canções Consegui convencer a Joana a uma mudança ousada. Alterar o nome de todas as canções. Todas as músicas passaram a ter nomes como: “Para alguém…” – ‘Para mim’, por exemplo, tinha o título originalmente de ‘Ela se abriu’. ‘Foi silêncio’ se tornou ‘Para (Des)conhecido’. Ali percebi o comprometimento […]
Read More ›
Von der Völke – Diretor Criativo
Em 2017 fui convidado a integrar a equipe da grife Von der Völke. Visando o crescimento potencial da marca, assumi a Direção de Criação e Arte e em dois meses já assumia a Direção do Departamento de Criação.
Read More ›
Bryan Behr – Da Cor do Girassol
Quando o Bryan me procurou para assinar a capa de um EP, ainda sabíamos pouco de como o projeto iria ficar. Tínhamos inicialmente a ideia central do Girassol. Já que uma das canções mais famosas do Bryan, que compunha o EP e dava nome ao mesmo, chama-se ‘Da cor do Girassol’. Resolvemos em conversas, fazer ele ilustrado. Ainda restava a dúvida da complexidade que ele teria de traços e cores. Como há alguns anos tinha assinado a capa do álbum Luz à Brilhar do Vitor Kley, também feito com ilustração, achei importante criar detalhes de ilustração exclusivos para este trabalho. Me propus a desenhar de uma maneira que nunca havia feito antes, fazendo o desenho todo rabiscado, ao invés de traços lisos e limpos. O resultado foi muito aceito pelo público.
Read More ›
Logotipo – Flexmotronics
A Flexmotronics é uma empresa criada em 2005 para desenvolver sistemas eletrônicos conectados, o que hoje é chamado de IOT ou Internet of things, a famosa “Internet das coisas”. A empresa é especializada em eletrônica veicular incluindo sensores, controles eletrônicos, atuadores mecatrônicos, todos conectados com ou sem fios. Além disso a empresa atua com sistemas de automação predial/residencial. O logotipo desenvolvido para a Flex traz uma simbologia muito significativa para sintetizar o principal diferencial da empresa, a certeza de um projeto com funcionamento absoluto. Projetos que passaram por todos os testes possíveis de falha. Por isso um ‘X’, representando este “X da questão”, que se forma na imagem, a partir de dois ‘checks’ ou seja, uma dupla checagem, a redundância tão utilizada por exemplo, na linguagem da segurança aérea. Dois ‘checks’ representando uma dupla conferência.
Read More ›
CD + DVD – Victor Pradella
O projeto ‘Ao vivo na Casa da Colina’ começou a tomar forma em algumas conversas que tive com o Victor Pradella, guitarrista reconhecido dentro do mundo gospel, por ser guitarrista do Rodolfo Abrantes. Minha amizade com o Vitinho começou quando ele era endorse da Heavens Guitars, que lançou a Vitor Kley Heavens Guitars by Jeff Skas. Meu primeiro instrumento ilustrado à mão. Como morávamos próximos, em Florianópolis, em pouco tempo a arte nos uniu. Sempre lhe disse que ele deveria gravar um álbum solo, baseado nas suas regravações do Rodolfo, postadas no Youtube e reforçadas com suas participações no projeto Nossa Toca. Em pouco tempo, depois de uma conversa mais assertiva, recebo uma mensagem com a primeira canção: ‘Aquela velha árvore’. Naquele momento eu sabia que minhas suspeitas estavam mais do que certas. Vieram outras quatro canções e o desejo de registrar isso em vídeos. Fizemos a captação e fiquei responsável por editar os vídeos. Já que ele não tinha ficado muito satisfeito com o resultado. Preciosismo de produtor. Começamos a lançar os vídeos e com a repercussão positiva, o Vitinho me procurou para fazermos uma versão física. A barreira financeira foi vencida com um projeto junto ao Catarse, usando […]
Read More ›
Rótulos – Cervejaria Borck
A Cervejaria Borck de Timbó/SC é conhecida por produzir um dos melhores chopes do país. Sendo uma das mais antigas microcervejarias em atividade no Brasil, a empresa atuou durante muitos anos apenas atrás de PDV. Para consumir seu chope, o cliente só encontrava disponível em locais fixos de venda, que abrangiam uma pequena área, devido a logística de entrega e manutenção dos pontos, ou em eventos como festas típicas como as festas realizadas no mês de outubro ou Stammtish. Uma das primeiras etapas na mudança de estratégia da empresa, da qual definimos desde nossos primeiros contatos foi o desenvolvimento do Borck Latão. Uma lata de 5 litros que passou a ser vendida no bar da fábrica e também em alguns supermercados. Ainda o formato do produtos restringia sua distribuição. A segunda etapa de mudança seria o engarrafamento do produto, que exigia mudanças dentro da empresa, de produção, de estocagem, de manutenção e obviamente de logística e consequentemente de estratégia de vendas. Estes são os rótulos criados para estes novos produtos que passaram a ser distribuídos a partir de 2013.
Read More ›
Papel Toalha – Cervejaria Borck
Um dos materiais mais simples e interessantes na divulgação de uma empresa como a Cervejaria Borck são os papéis-toalha. Enquanto o cliente aguarda ser atendido, porque não informar a ele, algumas particularidades dos chopes produzidos, trazendo inclusive dicas de harmonização. Esta sempre foi uma das peças conceito para o desmembramento de toda a campanha anual da cervejaria. Podemos perceber três etapas distintas, que envolvem muito o trabalho de planejamento que prestei para a empresa. Inicialmente divulgando os chopes e criando uma identidade visual individualizada, depois a inclusão do chamado Borck Latão e posteriormente a criação das garrafas.
Read More ›